Não é novidade, o mundo mudou, estamos em constante movimento. Mudanças e quebras de padrões fazem parte da nossa rotina diária. O que era aceitável ou comum há 10 anos, hoje em dia é motivo de grande debate e desconstrução, dessa forma não aceitamos mais as coisas simplesmente por serem como são, mas entendemos o porquê de serem de determinada maneira e como podemos transformá-las para nosso melhor aproveitamento.
Esse poderia ser o início de um texto sobre diversos assuntos, mas aqui traremos essa mentalidade para o mundo dos negócios, pois essa mesma transformação vem ocorrendo no mercado como um todo, não apenas dentro, mas também entre as empresas.
Há alguns anos, entregar na mão de terceiros a responsabilidade pelo atendimento aos seus clientes ou o recrutamento de seus executivos, poderia parecer um absurdo, mas hoje isso é uma realidade. Trata-se de uma decisão estratégica que vem trazendo resultados mais do que positivos aos que entendem que, talvez, não seja necessário internalizar todo o processo e que existem empresas especializadas (e mais capacitadas), prontas para assumir essa responsabilidade.
Um bom exemplo do sucesso da terceirização é a área de Recursos Humanos. As empresas precisam cuidar da sua mão de obra, mas engana-se quem acredita que se trata apenas de controle de ponto e recrutamento ou desligamento de funcionários. Antigamente até poderia ser, mas com a grande concorrência que existe hoje entre as empresas, com um mercado cada vez mais atrativo, a necessidade de tornar esse departamento mais estratégico é cada vez maior.
Reunimos abaixo algumas vantagens neste tipo de terceirização, confira:
Redução de Custo
É comum acreditar que um serviço terceirizado tenha um custo elevado em comparação ao serviço internalizado. Esse pensamento é equivocado, pois ao terceirizar, você abre mão de grande parte dos custos como 13º, férias e encargos, sem contar os direitos trabalhistas que já estão previstos no contrato com a terceirizada, por exemplo rescisão de contrato, um custo que nenhuma empresa quer ter. Além disso, internalizar esse serviço também demanda espaço físico em sua empresa, gestão de departamento pessoal, financeira, treinamento de funcionários e recrutamento e Seleção, devido ao turnover.
Economia de Tempo
Quando falamos em redução, é necessário considerar não apenas custos de pessoal e tecnologia, como também quanto custa para a sua empresa ter seus funcionários totalmente voltados à rotinas operacionais e burocráticas, ao invés de estarem focados em elaborar estratégias de motivação de equipe, treinamento de funcionários entre outras atividades que demandam tempo e uma visão mais estratégica do setor. Atividades como estas impactam diretamente na produtividade dos funcionários.
Garantia de Confiabilidade de Informações
Aumentos, bônus, promoções, benefícios… todas essas informações estão nas mãos do RH, e por mais discretos e leais que sejam seus funcionários, são passíveis de erros e sentimentos. Às vezes saber que fulano ganha mais do que ciclano, pode trazer ao clima organizacional situações desagradáveis que poderiam ser evitadas ao terceirizar este serviço. Uma empresa terceira que lide com a folha de pagamento dos funcionários traz mais profissionalismo e confiabilidade em suas informações.
Contratação e Retenção de Talentos
Uma atividade que se tornou muito comum nessa nova era tecnológica, com as redes sociais principalmente, é a terceirização da contratação de talentos. Headhunters hoje são grandes responsáveis pela busca de talentos para empresas de diversos segmentos e portes variados. Contar com esse tipo de serviço permite que você contrate com know-how, o funcionário certo para a sua necessidade!
Como pode ver, as vantagens são grandes, e não se aplicam apenas ao RH. Reduzir custos, poupar tempo e contar com especialistas no assunto é o que todas as empresas buscam.
É importante entender que na terceirização, você encontra empresas capacitadas em pessoal e tecnologia para assumir com maestria uma responsabilidade que você tem, mas que não necessariamente você domina, e desta forma, delegando, você encontra meios e oportunidades de investir em outras áreas que sejam mais estratégicas para sua empresa.
O mesmo vale para a terceirização do Atendimento ao Cliente. Uma área vital para qualquer empresa, mas que nem sempre tem o foco ou investimento que deveria, pois exige estrutura, espaço físico, processos definidos, tecnologia e treinamento de funcionários. Tudo isso envolve um custo que muitas empresas não conseguem arcar.
Na InHouse você encontra diversas soluções em atendimento, inclusive a possibilidade de contar com nosso know-how para te ajudar na comunicação com seus clientes, terceirizando este serviço. Concentramos nossos esforços para levarmos o atendimento da sua empresa ao nível de excelência. A ideia é que esse serviço, além de todas as vantagens que uma terceirização traz, agregue valor estratégico na sua empresa.
O quanto de dinheiro sua empresa está perdendo por não ter um atendimento estratégico?