Pese à ascensão das redes sociais como plataformas de atendimento ao cliente, o telemarketing terceirizado segue sendo empregado por estabelecimentos dos mais variados ramos. Isto porque, ao contrário do que muitos pensam, estas plataformas não substituem uma à outra: elas se complementam.
Caso você opte em criar uma estrutura de telemarketing para o seu negócio, vale a pena considerar a possibilidade de terceirizá-la ao invés de criar um setor próprio em sua empresa. Continue lendo e aprenda mais sobre as vantagens, cuidados e detalhes com a terceirização de um call center para o seu estabelecimento.
A importância do telemarketing terceirizado
Via de regra, o atendimento por meio de redes sociais funciona bem com faixas etárias mais jovens e com demandas reativas – ou seja, quando o consumidor aciona a empresa, e não o contrário.
Apesar disso, pessoas de mais idade ainda preferem os meios tradicionais, como o telefone. Da mesma maneira, ele permite as chamadas outbound sales – ou seja, quando o estabelecimento entra em contato com possíveis clientes após uma pesquisa de perfil.
Também é possível empregar as cold calls, ou chamadas frias, quando não há uma triagem dos destinatários das ligações. Nota-se, portanto, que o telemarketing ainda oferece possibilidades fora do alcance das redes sociais. Logo, vale a pena investir na área.
Telemarketing deve ser feito por quem entende
Por mais que muitos estabelecimentos reconheçam o potencial que o telemarketing oferece para a expansão de seus negócios, muitos relutam para implementar a área. Em diversos casos, isto acontece pela incapacidade financeira ou operacional de montar a estrutura necessária para criar um setor próprio para ela.
A boa notícia é que há uma alternativa que funciona neste e em outros casos: a terceirização do telemarketing com a parceria de uma empresa especializada na área.
Terceirização traz vantagens à contratante
Como o seu próprio nome diz, a terceirização do telemarketing consiste em contratar uma empresa para prestar o serviço a seu estabelecimento. Por mais que o custo mais baixo seja a primeira coisa que vem à mente dos empreendedores quando se trata desta alternativa, há muitas outras vantagens trazidas por ela. Confira algumas delas a seguir.
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Foco no core business
Toda empresa tem uma atividade-fim, que é sua principal fonte de renda. Assim, por mais que ela conte com setores de apoio a ela, é preciso ter foco e noção de prioridades, principalmente nos primeiros anos de vida do negócio, considerados críticos para o seu sucesso.
A terceirização do call center é de grande ajuda neste momento. Como a empresa contratada é a responsável por manter as rotinas de atendimento, a contratante se limita a garantir que o que foi acordado no contrato se concretize de fato.
Padrões mínimos de qualidade devem ser seguidos
Quando uma empresa opta pela terceirização de seu telemarketing, ela assina um contrato com a prestadora de serviços. Entre os itens acordados no instrumento, estão os padrões mínimos de qualidade a serem mantidos no atendimento ao cliente. Isto faz com que a área funcione melhor, tornando o estabelecimento mais competitivo.
Atualização constante
O telemarketing, assim como muitas outras áreas, evolui constantemente. Na prática, isso significa que há tecnologias e técnicas novas a cada dia, que podem ser incorporadas para aprimorar o seu call center. Porém, quando o proprietário da empresa tem que se ocupar de outras tarefas, manter-se atualizado fica mais difícil.
Quando se opta pela terceirização do call center, isto fica mais fácil. Como o seu negócio conta com um prestador de serviços dedicado exclusivamente ao telemarketing, as chances de que o que houver de mais avançado no mercado seja aplicado em sua empresa aumentam.
Flexibilidade para ajustes
Datas comemorativas, lançamento de produtos ou mesmos crises de imagem são situações nas quais a demanda do call center de sua empresa tendem a aumentar. Caso o seu telemarketing seja feito com estrutura e equipe próprias, adaptá-las a esta necessidade extra, porém, temporária, fica mais caro e difícil.
Quando se contrata uma prestadora de serviços para cuidar do seu telemarketing, esta tarefa fica mais simples. Como o estabelecimento se dedica apenas ao atendimento ao público, ele pode destacar uma parte de sua estrutura e de colaboradores para atender à demanda, até que ela se normalize. Vale ressaltar que, para evitar contratempos e custos extras, é preciso garantir que a possibilidade esteja prevista em contrato.
Segurança jurídica
Quando o seu negócio opta por aumentar sua estrutura e sua equipe, a medida também aumenta o passivo do negócio. Afinal, equipamentos podem ser roubados e/ou danificados, e seus funcionários tiram férias, podem ficar doentes ou mesmo tirar licenças.
No caso da terceirização do telemarketing, tais riscos não existem. Isto pois há apenas uma relação contratual com a prestadora do serviço, que, por sua vez, assume os riscos mencionados anteriormente. Assim, seu negócio fica praticamente blindado de imprevistos.
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Contratação de telemarketing terceirizado também exige cuidados
Por mais que a terceirização do telemarketing traga uma série de benefícios à sua empresa, é preciso ter em mente que a contratação deste serviço exige cuidados. Do contrário, não apenas as vantagens podem não se concretizar, como, também, podem surgir uma série de problemas para o seu negócio.
Em primeiro lugar, pesquisar e buscar indicações é fundamental. Esta etapa ajuda a escolher os melhores prestadores do mercado, evitando estabelecimentos amadores ou que não cumprem o que foi acordado com seus clientes.
Do mesmo modo, a negociação das cláusulas do contrato é essencial, já que esse instrumento guiará a relação entre as partes. Para evitar ser vítima de condições abusivas ou das letras miúdas, recomenda-se ler atentamente o texto e dirimir qualquer dúvida com a empresa ou um advogado. Lembre-se: um estabelecimento de confiança não terá problemas em garantir que ambas as partes entendem o que estão assinando.
Por último, mas não menos importante, uma vez que o contrato estiver firmado, é muito importante fiscalizá-lo e garantir que as condições fixadas nele sejam cumpridas. Novamente, se a empresa contratada for séria, ela não terá problemas em prestar contas, tirar dúvidas e mostrar que está realmente dedicada ao sucesso de seu telemarketing.
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