Quando se trata da revolução no atendimento ao cliente, que é o SAC 4.0, é basicamente para trazer um maior diferencial às empresas no relacionamento com seus clientes.
Ao tornar o atendimento mais ágil e individualizado, a tendência é a fidelização do cliente, o que gera mais resultados para a empresa.
Com o avanço de novas tecnologias, o setor de call center também foi beneficiado, proporcionando assim uma melhor experiência ao cliente.
Mas por que as empresas devem considerar o SAC 4.0? Como funciona no dia a dia?
Isso e muito mais você vai entender aqui!
O que é o SAC 4.0?
Em primeiro lugar, o principal objetivo do SAC 4.0 é melhorar ao máximo o atendimento ao cliente, fazendo uso do maior número de ferramentas e tecnologias, de uma forma mais automatizada.
Para você entender melhor o SAC 4.0, vale a pena lembrar o que é o atendimento ao cliente tradicional, que consistia principalmente em ouvir queixas dos clientes e solicitações de serviços por meio do telefone.
No entanto, com o surgimento de novas tecnologias e o surgimento do digital, se passou a ter um outro entendimento do atendimento ao cliente.
É claro que reclamações ainda existem, mas hoje, a empresa pode coletar dados a partir dos atendimentos para traçar estratégias mais assertivas.
Além disso, o atendimento se tornou mais personalizado, onde inclusive é possível identificar as dores e necessidades dos clientes até mesmo antes de uma ligação.
E sem falar que os atendimentos não se limitam mais ao telefone, e sim, a empresa precisa estar onde seu cliente está, ou seja, em muitos canais.
Essa revolução no atendimento consiste em um atendimento reativo, rápido, otimizando a experiência do cliente, de forma a criar mais engajamento com a empresa.
Como funciona na prática?
O mundo vem passando por uma revolução digital, onde as pessoas estão cada vez mais conectadas.
Mudaram seus hábitos de consumo, comportamentos e consequentemente, mais exigentes.
E a empresa deve estar atenta a todas essas transformações, e é onde entra o SAC 4.0.
Veja como funciona na prática:
1.Focar no cliente
Embora na maioria das vezes o cliente entre em contato com a empresa para resolver algum problema, com o SAC 4.0, o foco está não apenas nisso, mas principalmente em proporcionar satisfação ao cliente durante a sua experiência com a marca.
Por isso que é importante que o atendimento seja preciso, personalizado, atencioso e proativo.
O cliente precisa saber que do outro lado da linha existe uma pessoa que quer ajudá-lo, e não um robô, ou seja, o atendimento é muito mais humanizado.
Conheça os 3 tipos de atendimento ao cliente: Robotizado, Básico e Humanizado.
2.Ser ominichannel
Uma das características dessa revolução no atendimento é a presença da empresa nos mais diversos canais, e não somente via telefone.
Como já foi dito, o cliente está cada vez mais conectado, e as empresas precisam se adaptar a essa nova realidade se quiserem se manter competitivas.
Por exemplo, as redes sociais. Mais e mais empresas mantêm contato com seus clientes através das mídias sociais, seja para solucionar dúvidas, fazer encaminhamentos, enfim, interagindo com seus clientes.
3.Implantação de novas tecnologias
Para que muitos processos sejam automatizados, é essencial a implantação de novas tecnologias.
Junto com o SAC 4.0, conceitos como Big Data, Inteligência Artificial, Chatbots se tornaram cada vez mais presentes no dia a dia das empresas.
Tudo isso permite um atendimento mais ágil e de uma forma mais direcionada, que além de reduzir custos, tempo, se reflete em uma maior produtividade dos atendentes.
4.Atendimento mais ativo
Por fim, essa nova realidade de atendimento possibilita que os problemas dos clientes sejam antecipados, com base em todas as informações coletadas.
E ao se antever aos problemas, o atendente consegue resolvê-los muito mais rapidamente, potencializando os resultados da empresa.
Por consequência, os clientes podem se identificar muito mais fortemente com a marca do negócio, uma vez que suas necessidades foram atendidas prontamente.
Então, hoje, é quase que uma obrigatoriedade das empresas de qualquer setor reconhecerem que tudo começa por um atendimento de qualidade, e procurar fazer ajustes o quanto antes.
Quem é esse novo consumidor?
Para que uma empresa implemente o SAC 4.0, é importante conhecer a fundo quem é esse novo consumidor.
É uma pessoa mais exigente, que compara preços, procuram buscar todas as informações sobre um produto ou serviço, pesquisam concorrentes, etc.
Além disso, usam a Internet para tudo, e acessam os mais diferentes canais.
No entanto, buscam por um atendimento mais humanizado e interativo.
Então, as empresas precisam acompanhar essas tendências se realmente quiserem marcar sua presença no mercado e fidelizar seus clientes.
Se você ainda está em dúvida se deve ou não adaptar a sua empresa para esse atendimento revolucionário, separamos a seguir algumas vantagens.
Quais as vantagens do SAC 4.0?
Muitas empresas, especialmente as mais tradicionais, ainda ficam com um certo receio de adotar novas tecnologias em seu setor de call center.
Entretanto, tenha em mente que, o cenário mudou e quem não acompanhar essa revolução digital, perderá espaço no mercado.
Veja a seguir algumas vantagens do SAC 4.0:
- Maior satisfação do cliente;
- Mais chance de fidelização;
- Tornar os processos mais ágeis;
- Os clientes em diversos canais de comunicação;
- Atendimento mais personalizado;
- Soluções de forma mais reativa;
- Proporcionar mais interação com o cliente;
- Maior competitividade.
Essas são apenas algumas vantagens, mas talvez a maior vantagem seja de tornar a experiência do cliente a melhor possível, onde isso vai fazer com que ele volte, como também fazer a reputação e a imagem da empresa ser de excelência perante o mercado.
Na verdade, o atendimento 4.0, além de buscar atender às necessidades dos clientes, deve garantir uma experiência de sucesso ao longo de todo o processo.
Por exemplo, se um cliente entra em contato por conta de um defeito de um determinado produto, a equipe de atendimento deve estar preparada para ser ágil e eficaz na resolução do problema.
Por isso é importante investir em novas tecnologias, treinamentos dos colaboradores, entender o perfil do cliente e assim traçar estratégias que permitam alcançar os resultados desejados.
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