A pesquisa de mercado é a coleta e análise de dados que podem estar relacionados com o segmento, público ou mercado de atuação, para conhecer, entender ou comprovar determinada questão.
A partir desta pesquisa é possível identificar oportunidades e diminuir riscos durante decisões importantes para seu negócio.
É uma forma de coletar informações, hábitos, comportamentos, medir a satisfação dos seus clientes sobre seus produtos e serviços, tudo isso com o propósito de beneficiar sua empresa.
Tipos de Pesquisas
Basicamente existem dois tipos de pesquisas diferentes: Primária e Secundária.
Pesquisa primária ou Pesquisa de Campo
Faz a coleta e análise de informações e dados que ainda não estão disponíveis. Gerando os seus próprios conjuntos de dados, com uma metodologia de pesquisa específica para o seu objetivo.
Essas informações são altamente ricas e relevantes dentro de uma estratégia de negócio.
Muitas vezes a realização de uma pesquisa desse formato requer um investimento alto, por outro lado a riqueza das informações que podem ser utilizadas em sua estratégia de mercado compensam o investimento.
Metodologias de Pesquisas usadas
Pesquisa primária inclui entrevistas, visitações aos pontos de venda, surveys, grupos de foco, questionários e experimentos. Pode ser quantitativa e qualitativa.
Pesquisa Secundária
Faz a coleta com dados que já estão disponibilizados em algum lugar, sendo revistas, jornais, portais, pesquisas já realizadas por outras empresas e até mesmo informações de fontes internas da empresa.
A pesquisa secundária é muito utilizada, pois não requer um grande investimento, porém é sucessível a dados que possam estar desatualizados, sem veracidade ou até mesmo informações tendenciosas.
Por isso, ao realizar o levantamento de informações com a pesquisa secundaria é de extrema importância que faça uma confirmação das informações coletadas com uma secunda ou terceira fonte de dados, para não prejudicar a sua interpretação na pesquisa feita.
Como fazer uma pesquisa de mercado?
A pesquisa de mercado surge a partir de um determinado problema ou necessidade de comprovar uma hipótese. Para isso é elaborado uma série de questionamentos, onde as respostas contribuem para a resolução ou confirmação da hipótese levantada no início do projeto de pesquisa.
Para realizar a pesquisa é preciso seguir alguns passos:
Objetivo da pesquisa
Antes de tudo é preciso saber qual é o objetivo da pesquisa, se é para saber a qualidade de um produto, ver a área de abrangência, e outros.
Defina um público-alvo
Escolha quem você quer atingir, se são, fornecedores, clientes, concorrentes etc.
Amostragem
O número de pessoas que participarão da entrevista.
Roteiro
Perguntas simples e diretas.
Aplicação
Realizar a pesquisa e levantamento de dados.
Análise
Analisar respostas, compilação e verificar estatísticas.
Tipos de pesquisas de mercado
Hábitos do consumidor
Essa pesquisa foca no seu público-alvo, é uma pesquisa que é realizada para conhecer os gostos e preferências do consumidor.
O benefício é saber exatamente o que fazer para conquistar o público.
Força da marca
Essa pesquisa visa verificar a atenção que sua marca ou empresa tem em relação as outras.
Caso não agrade o público você pode usar a pesquisa para descobrir quais mudanças são necessárias.
Satisfação dos clientes
Essa é usada para medir a satisfação do cliente, é uma análise de feedbacks.
Satisfação dos colaboradores
Usada para saber como está a satisfação da equipe da sua empresa.
Mídia
É usada para descobrir qual a melhor mídia social para divulgação do seu negócio.
Preço
É usada para fazer um levantamento para determinar um valor adequado.
Teste de produtos
Analisa a qualidade e visibilidade de um produto novo.
Ferramentas para utilizar na pesquisa
Dados e métricas
- Think with Google: possui artigos, relatórios e ideias que estão relacionadas ao mercado, comportamentos do consumidor e da tecnologia;
- Sebrae: o Serviço Brasileiro de Apoio ao Empreendedorismo oferece orientações e pesquisas relacionadas ao empreendedorismo e oferece apoio aos micros e pequenos empresários.
- Inteligência Rock Content: é uma central de pesquisas sobre marketing e vendas do Brasil.
Análise da concorrência
- Buzzsumo: analisa o desempenho de campanhas e dos conteúdos de seus concorrentes e também permite monitorar as publicações;
- Website Grader: adota critérios como desempenho, SEO, experiência móvel e segurança, ela analisa o seu site e o dos seus concorrentes;
- SEMrush: um dos recursos é o “Domínio vs. Domínio” que compara as palavras-chave do seu site com as utilizadas pelos seus concorrentes.
Entrevista com clientes
- Typeform: é uma ferramenta que funciona com simplicidade, beleza e é responsável.
- SurveyMonkey: a plataforma permite elaborar questionários de acordo com os seus objetivos;
- Opinion Box: é responsável pela criação de pesquisas online com um time de especialistas dedicado.
Outra ferramenta que pode ser usada é o call center, através de ligações você pode obter informações, dados sobre pesquisas, você pode verificar o alcance de seus produtos ou serviços e muito mais.
Pesquisa de mercado por telefone
O Contact Center pode funcionar de forma direta a partir da criação de uma operação própria ou com uma operação terceirizada que realiza as chamadas para o público alvo.
Quais são as vantagens da pesquisa por telefone?
As vantagens de realizar uma pesquisa por telefone são diversas, como:
Maior alcance das entrevistas
A equipe poderá recolher entrevistas de pessoas que podem estar em diversos locais diferentes e até mesmo lugares de difícil acesso.
Gravação da entrevista
Com um sistema de tecnologia específico para Contact Center é possível realizar a gravação das entrevistas realizadas pela equipe.
Economia de investimento e tempo
Realizar a pesquisa por telefone permite uma economia de tempo, em que o entrevistador irá inserir as respostas do público ao mesmo tempo que ele responde, fazendo uma tabulação em real time, agilizando o processo como um todo. Sendo assim, em comparação com uma pesquisa tradicional com uma equipe na rua, fazer a pesquisa por telefone, acaba sendo mais rápido e com um custo menor.
Resultados que podem ser obtidos
Conhecer o seu público
Coletando os dados específicos sobre o seu público-alvo será possível construir personas.
Isso te ajudará a tomar decisões muito mais precisas nas áreas da sua empresa, desde o desenvolvimento de produtos até a comunicação com o seu público.
Entender a estratégia dos seus concorrentes
É preciso conhecer os outros concorrentes do mercado para tomar suas estratégias de acordo com as tomadas por eles.
Analisar a disponibilidade e desempenho dos outros negócios
Um mercado depende da atuação de vários setores diferentes como os fornecedores, prestadores de serviços, distribuidores, profissionais de comunicação entre muitos outros.
Quando um setor desse não funciona ou está tendo problemas, todos os outros são gravemente afetados.
Dimensionar o mercado
Verificando o mercado e o perfil dos seus consumidores, é possível identificar novas tendências.
Você pode encontrar a área mais lucrativa, avaliar a lucratividade de produtos ou serviços específicos e estimar os limites de vendas que um público é capaz de atingir.
Identificar oportunidades com antecedência
Além de conhecer e identificar todos os pontos positivos e negativos dos seus concorrentes, a pesquisa de mercado ainda pode detectar novas oportunidades e possibilidades de negócios.
Onde usar as informações coletadas na pesquisa de mercado
As informações retiradas dessas pesquisas podem ser usadas para fazer melhorias em setores diferentes da sua empresa.
Você usar para melhorar um produto ou serviço, para analisar sua concorrência e identificar os pontos fracos e os pontos que você pode se destacar diante eles.
Você poderá identificar os erros que sua empresa tem cometido e pode corrigi-los antes seja tarde demais.
A partir da pesquisa de mercado você pode descobrir qual o interesse dos seus clientes e através dos gostos deles você pode torná-los realidade.
A pesquisa de mercado é um meio de marketing, você encontra o melhor jeito para divulgar e lançar um novo produto em um mercado com tantos concorrentes.
Todos os dados colhidos poderão ser utilizados para beneficiar a empresa, seja para melhorias internas ou externas como é o caso de melhorar a imagem do produto ou empresa.
Assim você poderá adequar suas atividades, identificar erros e oportunidades. A pesquisa de mercado como podemos observar só traz benefícios para uma empresa.
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