Você sabe o que é o Endomarketing? E qual a sua verdadeira finalidade? Separamos algumas ações e exemplos de endomarketing que fazemos na InHouse, para que você possa aprender e utilizar dentro da sua empresa. Aprenda como implementar nesse artigo.
Mas afinal, o que é Endomarketing?
O Endomarketing é uma das principais ferramentas para motivar e engajar os profissionais dentro de uma empresa. Profissionais motivados, vestem a camisa da empresa e principalmente são felizes exercendo as suas funções.
Um fato do dia a dia empresarial é que os colaboradores são a alma de qualquer companhia. São eles que possuem o potencial de criar soluções, reduzir custos, aumentar a eficiência, fidelizar clientes, entregar resultados que geram lucro, entre outras coisas essenciais para o sucesso da empresa que representam.
Cada dia mais as empresas têm olhando o endomarketing como uma ação de motivar os seus profissionais. Em algumas empresas as ações são famosas, tornando a empresa um lugar dos sonhos para se trabalhar, como é o exemplo das gigantes empresas de tecnologia como Google, Facebook, Amazon e Netflix.
Também conhecido como marketing interno, trata-se da utilização de estratégias de marketing institucional com foco no público interno da empresa, ou seja, voltada para os funcionários.
As ações de endomarketing afetam diretamente o clima organizacional e são pensadas para contribuir com a construção de um bom ambiente de trabalho.
Campanhas internas, palestras, eventos, treinamentos e até detalhes na decoração são só alguns exemplos de práticas que podem transformar a percepção que os funcionários têm do local que trabalham e levá-los a se sentirem mais engajados e com vontade de participar ativamente das decisões tomadas pela empresa.
Geralmente, as equipes de Marketing e RH que são responsáveis por unir seus talentos para criar as ações de endomarketing.
O setor de Recursos Humanos fica responsável por estudar e entender assuntos como as necessidades dos colaboradores, desafios para crescer o engajamento ou participação dos funcionários e os problemas do ambiente de trabalho.
Ao unir-se com o departamento de Marketing e expor os dados levantados, será possível traçar táticas e ações capazes de trazer os resultados que impactarão de forma positiva tanto os funcionários, quanto a própria empresa.
É importante possuir um entendimento do perfil dos profissionais com clareza, para que as ações de endomarketing possam surtir o efeito esperado por ambos departamentos.
DICA: Faça uma pesquisa ou converse com alguns profissionais, sobre o que eles acham interessante que poderia ter dentro da empresa, para motivá-los.
Dentro do Endomarketing existem diversas ações e estratégias e até mesmo algumas ferramentas que mensuram o engajamento dos profissionais dentro da empresa.
Por que investir em Endomarketing?
1 – Diminuição da rotatividade de funcionários (turnover)
Sentir-se valorizado é super importante para qualquer colaborador.
Com a grande competição existente no mercado atual, todas as empresas desejam ter os melhores, mais preparados e capacitados profissionais compondo seu quadro de funcionários e por isso, trabalhadores com esse perfil são os mais requisitados.
Não valorizar os colaboradores significa abrir as portas para que eles procurem oportunidades mais atraentes. Oferecer salários maiores não é o único modo de fazer seus funcionários continuarem trabalhando com você, as ações de endomarketing podem ser uma ótima forma de reter talentos no seu time.
É necessário mostrar que vale a pena vestir a camisa da empresa.
2 – Engajamento
Ao aplicar ações de endomarketing corretamente, é possível engajar e motivar colaboradores, além de manter as equipes alinhadas com os ideais e valores da empresa.
Profissionais motivados trabalham de forma mais feliz, são mais produtivos e mais propensos a contribuir com suas idéias e sugestões para melhorar diversos quesitos que compõem o operacional da empresa.
Atividades fora da rotina diária podem ajudam a elevar a produtividade de 30% a 50%, segundo relato de empresários ouvidos pelo Estado de Minas. O ambiente de trabalho considerado satisfatório foi apontado como a terceira maior preocupação dos funcionários (21%), depois de benefícios sociais (22%) e de bons salários (62%), segundo pesquisa realizada pela Sociedade Americana de Designers de Interiores (American Society Interior Designers).
Existem alguns tópicos que podem auxiliar a aumentar o engajamento dos profissionais, como:
Ambiente de trabalho
Ofereça um ambiente de trabalho que o funcionário possa trabalhar de forma confortável e segura. É importante que exista algum ambiente para descompressão, onde o profissional poderá descansar em seus momentos de pausa ou almoço.
A área de descompressão deve ter características totalmente diferentes do ambiente de trabalho, como jardins, salões multiusos ou até mesmo um quintal com alguns pufs ou cadeiras.
O importante é possuir um espaço para que o colaborador descanse no seu período de pausa.
Reconhecimento de méritos
Avaliar o rendimento dos profissionais é um dos fatores que facilitam o engajamento. A Boston Consulting Group no ano de 2016, foi constatado que os brasileiros pensam outros aspectos antes do salário e benefícios como forma de motivação no ambiente de trabalho.
A entrevista realizada com 11 mil brasileiros apresenta que itens como reconhecimento profissional, relacionamento com superiores e valores da empresa são lembrados primeiro do que outros citados anteriormente.
Feedbacks
Nem sempre todas as ações dos profissionais resultarão em bons resultados, pode acontecer ações fora do procedimento padrão, o que é natural. Porém, é necessário que exista uma conversa com a finalidade de ajudar o profissional a melhorar essa ação.
Por isso, a importância do líder ou gestor realizar a aplicação de feedbacks nos profissionais.
O feedback não deve ser apenas para pontuar ações negativas, quando existe ações positivas, converse da mesma forma e parabenize. Dessa forma, como gestor ou responsável pelo atendimento irá criar uma imagem de líder que zela pelo bem de todos da equipe.
Leia Mais sobre: Como Engajar uma equipe de atendimento?
3 – Motivação
As ações de endomarketing são uma forma de externalizar o cuidado que a empresa tem com seus colaboradores. Trabalhar em um ambiente inspirador que se importa com seus funcionários é o sonho de todos.
Ao perceber que a empresa se importa com ele, o operador também se importará com a empresa e o reconhecimento fará com que ele se sinta mais motivado.
Jeff Weiner, CEO do LinkedIn, “reconhecimento pode ser uma fonte inestimável de motivação e subsequentemente, inspiração para que pessoas façam seu melhor trabalho.”
Não menospreze o entusiasmo genuíno com que colaboradores motivados podem divulgar sua marca de forma espontânea: esse pode ser o fator diferencial que fará um potencial cliente tomar sua decisão.
Com o funcionário motivado, ele se tornará ainda mais participativo nas iniciativas da empresa. Pois ele começará a enxergar que o crescimento da empresa representa o seu crescimento e desenvolvimento profissional.
4 – Produtividade
Quando se está satisfeito com seu trabalho, é mais fácil tornar-se proativo, motivado para buscar melhores resultados e com vontade de entregar o melhor de si.
A produtividade anda em conjunto com a motivação.
As ações de endomarketing podem ser utilizadas para ajudar os colaboradores a conhecer as metas, objetivos, missão, valores e motivações da empresa fazendo com que os funcionários se tornem mais produtivos ao caminharem na mesma direção da empresa.
É importante que você mensure os resultados por meio da produtividade dos funcionários. Podendo ser por uma ferramenta ou até fazendo uma pesquisa conversando com os profissionais.
Os resultados você pode entender quais as ações de endomarketing são mais efetivas para cada departamento, equipe ou perfil de profissional.
Dica: Ouça sempre a opinião dos funcionários.
5 – Clima organizacional
existe motivo para não investir em tornar essas horas mais agradáveis.
Ao transformar o local em um ambiente saudável, acolhedor, com a dose certa de descontração e inspirador, o endomarketing ajuda a evitar intrigas, fofocas, situações desagradáveis e outros problemas que podem afetar o resultado dos funcionários.
Diferente de outras estratégias de marketing, o público final das ações de endomarketing é o seu time e por isso, os interesses deles devem ser levados em consideração na hora de desenvolver e aplicar suas estratégias.
Nós da InHouse sabemos que nossos funcionários são fundamentais em todas as conquistas alcançadas e sempre procuramos maneiras de fazer com que eles saibam que seus esforços são reconhecidos e que somos gratos a todo o esforço que dedicam em suas funções diariamente.
Endobranding
O Endobranding é uma construção da marca feita de forma interna, ou seja, pela organização e os profissionais. Essa estratégia é uma consequência de um bom endomarketing.
É dentro do Endobranding que os profissionais não só são fiéis como defendem a empresa que trabalham. E isso pode ser um fator decisivo para um cliente fechar um negócio ao ver seus funcionários felizes trabalhando, principalmente no fornecimento de serviços.
O Endobranding começa desde a seleção dos profissionais que possuem um perfil de acordo com a cultura organizacional da empresa até o planejamento e construção da carreira.
Muitas empresas cometem o erro de não utilizar a identidade visual da empresa só porque as ações são internas. Isso cria um ruído de comunicação na mente do funcionário, prejudicando a estratégia de endobranding.
Em 2019, na InHouse criamos a campanha UAU!. Uma campanha motivacional para os nossos profissionais se engajarem em criar as experiências encantadoras durante os atendimentos realizados por eles.
O símbolo presente nas ações é o mesmo balão do logo da inHouse, toda comunicação direta para os nossos profissionais carrega esse símbolo.
10 Ações e exemplos de Endomarketing
1 – Intranet
Crie um espaço digital, onde os profissionais possam se relacionar de alguma maneira. Onde exista o compartilhamento de ideias e interação com todos.
Existem diversas vantagens da utilização de uma intranet empresarial, como:
- Diminuição do ruído na comunicação interna;
- Fortalece a cultura empresarial;
- Otimiza a integração entre os profissionais;
- Promove aproximação entre os gestores e equipe;
- Cria um ambiente colaborativo.
2 – Integrações
O primeiro dia de um profissional na empresa é sempre delicado, pois a pessoa está em um ambiente ainda desconhecido e com pessoas que já possuem uma rotina, então é necessário criar uma experiência integradora para o profissional se inserir no ambiente da melhor forma possível.
Algumas empresas costumam fazer um dia de integração assim que começam a trabalhar, para conhecer os gestores, departamentos, rotinas, obrigatoriedades etc.
Nesse dia é importante que exista uma dinâmica que motive o funcionário a conversar com outros profissionais, para que ele não se sinta sozinho no início da sua jornada dentro da empresa.
Dica: Brindes e cartões com mensagens de boas-vindas, são ações que fazem o profissional se sentir acolhido pela empresa.
3 – Pesquisa de Satisfação
Realizar uma pesquisa de satisfação com os profissionais é a melhor forma de saber como está o clima organizacional da empresa e isso influencia diretamente nas ações de endomarketing que serão feitas.
A pesquisa pode ser feita de diversas formas até mesmo em um formulário no Google Forms ou Survey Monkey, com perguntas relacionadas a opinião do profissional sobre a empresa.
Existem alguns sites de empresas e certificações que realizam essa pesquisa de satisfação. Uma empresa com boa reputação em satisfação dos seus funcionários atrai profissionais com perfis mais qualificados.
4 – Benefícios para os colaboradores
Dependendo do perfil dos profissionais, os benefícios podem contar tanto quanto o salário. Por isso, é importante se atentar aos benefícios que o mercado oferece e o que se adequa.
Alguns dos benefícios mais desejados pelos profissionais são:
- Assistência Médica;
- Participação nos lucros;
- Vale alimentação;
- Vale transporte;
- Bonificação por desempenho;
- Seguro de vida;
- Vale cultura;
- Bolsas de estudos;
- Auxílio Creche;
- Flexibilização de horário;
5 – Peça Referências aos colaboradores
Pedir uma referência para os profissionais é um sinal de confiança. Por isso, quando abrir uma vaga ou a necessidade de uma indicação, pergunte para os profissionais da empresa. Assim, existira um ambiente mais colaborativo, onde todos possam se ajudar.
6 – Plano de carreira
Quando as empresas estabelecem um plano de carreira transparente para todos os profissionais, automaticamente a pessoa se motiva com a possibilidade de crescer dentro da empresa. Por consequência a corporação transmite a imagem de valorizar os seus funcionários.
7 – Agradecimento e elogio
Uma boa ação de endomarketing é reconhecer o esforço da equipe, então sempre que possível comemore. As pessoas não possuem a cultura de valorizar pequenas conquistas, mas não conhecem a tamanha importância desse ato.
Comemorar pequenas coisas, não só motiva o profissional como o torna mais produtivo para alcançar novas conquistas.
8 – Treinamento e cursos
Fazer o treinamento é essencial para um bom endomarketing. Quando a empresa oferece treinamentos para o profissional, ele compreende que a empresa está investindo no seu crescimento e desenvolvimento.
9 – Divulgue os bons exemplos
Crie ações que divulgue os profissionais, podendo ser internamente ou até mesmo nas redes sociais da empresa. O profissional divulgado, ficará feliz pelo o reconhecimento e por consequência os outros profissionais criaram o desejo de ser visto e assim se motivaram para conquistarem maior visibilidade.
10 – Faça vídeos
Crie vídeos sobre o cotidiano da empresa, onde alguns profissionais façam depoimentos das suas rotinas e como é trabalhar na empresa.
Além dessa ação fortalecer o Endobranding, você poderá utilizar esses vídeos até mesmo para uma ação comercial, com o objetivo de mostrar como é o clima organizacional da empresa.
Fizemos um vídeo sobre a Campanha UAU, uma das principais ações motivacionais e de endomarketing da InHouse. Assista agora mesmo:
11 – Datas Comemorativas
Mostre que a empresa lembra dele dando brindes ou mensagens especiais em datas comemorativas para o profissional, como;
- Aniversário;
- Dia da profissão;
- Aniversário de empresa;
12 – Caixa de sugestão
Crie uma caixa com sugestões para que os profissionais possam colocar as suas ideias e opiniões em relação ao ambiente e ações da empresa. Isso pode ser feito de forma anônima, para que o profissional não se sinta intimidado em dar a sua opinião real sobre determinado assunto.
Conclusão
O endomarketing é uma ferramenta poderosa que pode potencializar os profissionais e ao mesmo tempo a marca no mercado de atuação.
Entenda que essa ferramenta não necessariamente exige um grande investimento, pelo contrário é possível criar experiências e ações que agrade a todos, basta fazer uma pesquisa e compreender o que os profissionais desejam dentro da empresa.
O mais importante é realizar ações que motivem o profissional no seu cotidiano da empresa. Com ele trabalhando feliz e produzindo com mais qualidade, a empresa irá se desenvolver e alcançará bons resultados importantes tanto para o Recursos humanos com baixos índices de Turnover, quanto para o marketing com o fortalecimento de marca.