Para encantar clientes em uma era onde tudo é digital, é necessário originalidade e principalmente criatividade. O consumidor sente-se empoderado. Isso acontece graças ao mundo WEB, porque ele tem acesso a uma grande quantidade de informações com alguns cliques em um curto espaço de tempo, o que o torna mais exigente quanto às empresas que lhes fornecem produtos e serviços. Assim, não basta conquistar um público: é preciso encantá-lo.
A boa notícia é que isso é muito mais simples do que se pensa. A própria Disney é um ótimo exemplo disso: por mais que essa seja uma empresa de grande porte, ela toma ações muito simples para obter o efeito UAU para o seu público. Em última análise, isso faz com que o seu estabelecimento seja mais rentável.
Quer aprender mais sobre isso? Então continue lendo e confira algumas dicas para encantar seus clientes.
1. Seja detalhista
A Disney é um ótimo exemplo de que não é necessário tomar medidas heroicas para encantar clientes. Por exemplo: quando um aniversariante visita um de seus parques temáticos, ele é identificado com um botton, o que lhe proporciona uma sensação de exclusividade.
O mesmo princípio pode ser aplicado em seu negócio. Para que isso aconteça, ser detalhista é fundamental: aspectos discretos podem se transformar em grandes diferenciais para o cliente. Chamá-lo pelo nome, por exemplo, é algo pequeno, mas que faz a diferença.
2. Inspire seus funcionários
Não é preciso ser especialista em gestão de pessoas para saber que funcionários motivados produzem mais e melhor. Porém, nem todos se dão conta que essa é uma variável importante para encantar seus clientes.
Isso porque, quando sua equipe se sente empoderada e vê que suas atividades são parte de algo maior, ela tende a trabalhar de uma maneira mais inspirada, aumentando a satisfação do público.
Uma das melhores maneiras de se fazer isso é criando maneiras de reconhecer os colaboradores que têm um desempenho acima da média, como prêmios e bônus. Isso é um investimento na satisfação do cliente.
3. Conte com lideranças bem treinadas
Além de pessoas inspiradas e bem treinadas no nível operacional, é fundamental contar com lideranças que mantenham as equipes engajadas. Portanto, é essencial que as pessoas que ocuparão essas funções sejam escolhidas a dedo, tendo tanto um conhecimento profundo do negócio quanto ótimas habilidades interpessoais e de motivação para o restante do time.
Uma liderança imatura ou incapaz de manter a equipe comprometida, por outro lado, será extremamente danosa ao desempenho de seus funcionários, e, consequentemente, à experiência do cliente.
4. Foque em comunicações personalizadas
Por último, mas não menos importante, é preciso frisar que o consumidor atual exige ser tratado de forma única. Portanto, dispensar as mesmas mensagens e estratégias a todos não é um bom negócio: isso pode fazer com que ele procure uma empresa que valorize a sua individualidade entre as suas concorrentes.
A boa notícia é que, mais uma vez, isso é simples. Por exemplo: a tecnologia permite elaborar cadastros dos clientes, o que facilita a tarefa de adaptar as comunicações. Além disso, ferramentas de marketing digital permitem chamar o público pelo nome em e-mails e outras formas de contato, dando um toque pessoal fundamental para encantá-lo. É essencial ter registrado no CRM todas as experiências dele com sua MARCA, para de fato conhece-lo e personalizar a comunicação
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