Se, há algumas décadas, um bom salário e a expectativa de estabilidade no trabalho eram o suficiente para gerar um bom clima organizacional e satisfazer um funcionário, hoje, a realidade é outra. Uma pesquisa divulgada pelo Jornal Valor Econômico revelou que 60% dos profissionais preferem um bom ambiente laboral a um salário mais alto.
Na prática, isso significa que as empresas devem se preocupar cada vez mais com o clima organizacional, do contrário, haverá desde uma alta rotatividade de colaboradores, até problemas de desempenho em toda a equipe.
O que é clima organizacional?
De acordo com o especialista Idalberto Chiavenato, o clima organizacional é “o conjunto de sentimentos predominantes em uma determinada empresa e, envolve a satisfação dos profissionais tanto com os aspectos mais técnicos de suas carreiras e trabalho quanto aspectos afetivos/emocionais”.
Isso significa que tal indicador é fundamental para garantir a satisfação da equipe, e, consequentemente, fazer com que seu desempenho se eleve a um nível superior.
Por que o clima organizacional importa em uma empresa de serviços?
Ao contrário de outras atividades econômicas, a prestação de serviços não é algo simplesmente mecânico. Os profissionais que atuam nesse segmento normalmente precisam usar a criatividade, como no caso de uma consultoria, ou do marketing e até mesmo do atendimento ao cliente.
Como um bom clima organizacional deixa a equipe mais motivada, isso pode torná-la mais criativa, e, consequentemente, que obtenha resultados melhores.
Além disso, quando se trata da prestação de serviços, é comum que os novos funcionários passem por treinamentos, ou, ao menos, um período de adaptação na nova empresa. Por conta disso, uma alta rotatividade tende a aumentar os custos de gestão de pessoas, algo que pode ser controlado por meio de uma melhora no clima organizacional.
Do mesmo modo, é interessante considerar que, quando um profissional está satisfeito com o local onde trabalha, ele tende a fazer uma divulgação positiva espontânea da Empresa.
Isso, por sua vez, faz com que mais pessoas tenham interesse em trabalhar no local, o que facilita a aquisição de novos talentos. Para que isso aconteça, é preciso fazer com que o clima organizacional seja positivo.
No final das contas, o maior beneficiado (ou não) pelo clima organizacional em sua empresa é o próprio cliente. Quando o funcionário trabalha motivado, feliz e satisfeito ele transparece isso para o consumidor, mesmo se ele estiver do outro lado da linha.
O contrário também acontece, quando um colaborador, principalmente se ele for do SAC, não está feliz em seu ambiente de trabalho, logo ele atende o cliente com má vontade, não se demonstra prestativo, dentre outras ações negativas que ele pode cometer e isso acaba sendo perceptível para o cliente gerando uma impressão negativa do seu negócio no mercado.
Como manter o clima organizacional em um bom nível?
Por mais que boa parte dos empresários já saibam que ter um bom clima organizacional é algo importante para qualquer tipo de estabelecimento, nem todos sabem como colocar isso em prática. Felizmente, há diversos meios para atingir esse objetivo, fazendo com que negócios dos mais variados tipos e ramos possam aumentar a satisfação de toda sua equipe.
O primeiro passo para se obter um bom indicador é proporcionar um ambiente laboral adequado aos funcionários. Na prática, isso significa que o espaço deve ser limpo, organizado, confortável e apropriado às atividades executadas pela equipe.
Do mesmo modo, é interessante oferecer benefícios, como plano de saúde, odontológico e até mesmo descontos em certos estabelecimentos: por mais que isso tenha um custo, ele retorna na forma de uma equipe mais satisfeita e produtiva.
Por último, mas não menos importante, é preciso considerar que todo profissional quer crescer na carreira. Portanto, criar um plano de ascensão bem estruturado, com passos claros e que valorize a qualificação e a dedicação também é uma ótima maneira de se melhorar o clima organizacional, além de incentivar a atualização e o aperfeiçoamento da equipe.
O clima organizacional de uma empresa, também depende muito de como ela é comandada. Isso quer dizer que, desde os cargos mais baixos, até o CEO, todos devem saber sobre gestão de pessoas e atuar bem nesta área.
A partir do momento que se exerce uma função de delegar tarefas, ou até supervisionar algo ou alguém, é necessário saber lidar com todas as situações que surgirem, resolver conflitos, solucionar os problemas apresentados, passar feedbacks que agregarão valor.
Quando se tem uma coordenadoria de alta qualidade, os funcionários da empresa se sentem mais seguros e consequentemente o clima da empresa fica mais ameno e as pessoas trabalham mais felizes e satisfeitas.
Na InHouse, por exemplo, existe a “Campanha Uau”, onde premiamos os atendentes que mais recebem elogios em seus atendimentos, oferecemos dias de folgas, passeios, brindes dos mais variados tipos, além de compartilhar nas redes sociais como segue no exemplo abaixo, porque o que importa é que os Clientes dos nossos Clientes tenham experiências UAU, com o nosso atendimento:
Além disso, tem diversos ambientes para descanso e descontração com puff para deitar, Wi-Fi free nas áreas de descompressão, convênios em diversas escolas, universidades e academias, passaporte de treinamento, onde o colaborador ganha um carimbo a cada capacitação.
Tudo isso, trouxe resultados extremamente positivos para que o clima organizacional da InHouse fosse cada vez mais leve, respeitoso entre todos. Tanto é que nossa taxa de turn over é mais baixa em comparação com o índice do mercado de atendimento ao cliente, um dos nossos maiores pontos positivos.
Comente aqui quais são suas maiores dificuldades e vamos bater um papo para ver no que eu posso te ajudar!