Call Center: o que é, como funciona e tudo sobre call center (PILLAR CONTENT)

O significado de Call Center é central de chamada, um local usado para receber ligações para resolução de problemas de uma empresa.

O Call Center é considerado uma central de atendimento responsável por criar uma relação entre a empresa e o cliente, é basicamente um suporte técnico.

Tem como principal objetivo atender todas as necessidades do cliente.

Como funciona o Call Center?

O Call Center possui alguns tipos diferentes que são específicos para cada tipo de cliente, com intenção de melhor atendimento aos consumidores.

Pode funcionar de forma direta a partir da criação de uma operação própria ou indireta com uma operação terceirizada que realiza as chamadas para o atendimento dos clientes, pagando por ligação.

Onde surgiu?

Entre o final do século de XIX e o início do XX, Agner Krarup Erlang, um matemático nascido na Dinamarca começou a estudar a telefonia e os seus aspectos.

Ao longo do tempo ele desenvolveu um estudo conhecido como “A Fórmula de Erlang”.

Foi o início de um pensamento de programação que avança com o passar dos anos. A partir desse estudo ele conseguiu sistematizar todos os equipamentos que recebessem tráfego, no caso as centrais de atendimento.

Isso fez com que a telefonia ganhasse outras possibilidades, como o fax que foi criado após o estudo.

Ainda no século XX com a descoberta da engenharia e suas áreas surgiu algo que poderia transformar a telefonia em uma central de atendimento.

Foi nos anos 60 que se criou o Call Center na Inglaterra.

Como foi sua evolução?

Com o passar dos anos, com a criação de novos softwares e estudos o Call Center se tornou muito mais rápido e eficiente.

Com as novas tecnologias o Call Center se tornou o Contact Center.

Foi uma evolução considerada natural, devido o aparecimento da tecnologia.

Chat online, e-mail e as redes sociais, ao contrário do que se pensa não veio do Call Center e sim da dinâmica da internet e dos profissionais do atendimento. 

Transformaram ferramentas em formas de atrair e garantir um bom relacionamento com os consumidores.

Serviços que um Call Center faz:

Um Call Center é responsável pelo atendimento ao cliente.

É uma central de atendimento que executa algumas tarefas importantes como relações públicas, atendimento ao consumidor para resolver situações com produtos ou serviços, pesquisas de satisfação, programas de relacionamento e apoio ao cliente, vendas, assistência técnica, atualização cadastral, etc

– Manter um relacionamento com os clientes, gerando fidelidade e valorizando a imagem da empresa;

– Colher informações a respeito dos clientes;

– Atingir outros mercados;

– Fazer um monitoramento dos hábitos de consumo e frequência de chamadas do cliente ao centro de atendimento;

– Realizar propaganda, promoções;

– Personalizar e agilizar o atendimento ao cliente, gerando maior satisfação.

Sistemas

URA Ativa é um sistema de torpedo de voz. É a partir desse sistema que o cliente receberá mensagens gravadas.

Com esse sistema é possível personalizar as chamadas, por exemplo, o sistema de vocalização pode se dirigir ao cliente pelo seu nome e pode oferecer um menu de escolha para encaminhá-lo ao setor responsável.

O uso dos headsets profissionais permite uma comunicação clara e límpida, assim reduz o tempo de atendimento.

Com eles a qualidade de atendimento ao cliente melhora e também evita que a saúde auditiva seja prejudicada.

Um discador preditivo pode prever quando um operador estará disponível para atender outro cliente. Ele destina apenas as chamadas necessárias.

Ele consegue identificar secretária eletrônica, fax e caixa postal em 3 segundos, não gerando cobrança na maioria das vezes.

A telefonia IP é uma forma alternativa para os sistemas de transmissão de voz VoIP (voz sobre IP). Ela permite ligações de baixo custo, reduzindo custos.

O software integrado permite visualizar as fichas cadastrais dos clientes, fornece os dados relevantes de forma prática e eficiente.

Infraestrutura para um Call Center 

– celulares para fazer e receber ligações 

– headsets usados para falar e ouvir as mensagens dos clientes.

– computadores para registrar e acompanhar demandas.

– televisões para servir de monitores para a visualização das informações dos atendimentos.

– gravadores de chamadas para armazenamento das conversas.

– storages para armazenamento de dados empresários.

– PABX para centralizar as linhas e ramais telefônicos para uma comunicação mais rápida.

– URA permite automatizar o atendimento ao cliente, ligando, atendendo, falando, reconhecendo dígitos, entre outros.

Call Center interno e terceirizado

O call center interno estará envolvido 100% nos objetos e metas da empresa, mas vai demandar uma estrutura de alto valor.

A contratação de um call center terceirizado reduz os custos de uma empresa, mas durante a contratação você deve verificar toda a estrutura que o contratado possui.

Leia também: “Call centers na quarentena: SAC durante o período do corona vírus?

Como contratar um call center?

A contratação pode ser feita a partir de uma empresa especializada em call center, que possui uma equipe com formação adequada, o chamado call center terceirizado.

Ou pode ser realizada uma contratação através de uma entrevista e um treinamento para o funcionário, assim a contratação é interna, dentro da própria empresa.

Como realizar o treinamento do call center?

  1. Analise as métricas para personalizar os conteúdos;
  2. Promova estudos de casos reais;
  3. Aposte em programas de mentoria;
  4. Mantenha o nível de motivação da equipe;
  5. Use o Speech Analytics no treinamento de call center;
  6. Utilize a gamificação;
  7. Realize os treinamentos através de plataformas de ensino;
  8. Ofereça minicursos e capacitações;
  9. Faça treinamento de call center com grupos pequenos;
  10. Crie um ambiente para simulações;
  11. Tenha um instrutor que conheça a prática;
  12. Faça uma avaliação ao final do treinamento;
  13. Solicite feedbacks dos atendentes sobre os treinamentos.

O perfil de um profissional de call center.

  • Interesse na área de atendimento;
  • Facilidade para conversar;
  • Comprometimento;
  • Busca por aprimoramento e qualidade;
  • Capacidade para lidar com situações de conflito;
  • Gestão de tempo e produtividade;
  • Boa dicção;
  • Criatividade;
  • Empatia;
  • Paciência;
  • Proatividade;
  • Agilidade;
  • Conhecimentos em informática.

Modelos de Call Center 

O serviço de call center pode ser realizado em home office, se o profissional possuir a estrutura necessária em casa.

Em um ambiente compartilhado, onde se encontra vários profissionais que alugam uma estrutura para a execução de um determinado trabalho.

E exclusivo, pode ser um ambiente na empresa reservado apenas para o profissional de call center.

Agora que você já conhece mais sobre os call centers, entre em contato conosco para descobrir como a InHouse Contact Center pode transformar o atendimento ao cliente da sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outros posts do blog
que podem te interessar...

Este website usa cookies para garantir uma experiência melhor e personalizada.
Você navegando no site, assume que está consciente de nossa política de privacidade.