Para que todo negócio dê certo é imprescindível que o empresário mantenha contato com seus clientes, independente da área.
Estar conectado de alguma maneira e disposto a auxiliar os clientes no que for necessário é uma característica que não pode faltar em nenhuma empresa.
No e-commerce não é diferente e é essencial que você mantenha um relacionamento dedicado com os clientes, buscando um bom feedback de clientes satisfeitos com o seu atendimento dedicado.
A necessidade da dedicação ao cliente no atendimento para e-commerce
Quando um cliente se sente “abraçado” pela empresa significa que fará outros negócios com a mesma. Mas o que quer dizer que o cliente se sente abraçado?
Quer dizer que o atendimento oferecido pela sua empresa foi feito com dedicação, demonstrando interesse pelo cliente, auxiliando-o com as necessidades e dúvidas e sendo completamente atencioso com os pontos pedidos pelo cliente.
Um cliente que tem suas dúvidas retiradas, que obtém respostas concisas da empresa e é bem atendido pela mesma – e ainda sai satisfeito com o produto! – está muito propenso a voltar.
A necessidade de se dedicar ao cliente exclusivamente está diretamente ligada com a necessidade que você tem de seu negócio. Sem o público não há negócio, então é a ele que você deve se dirigir completamente.
Como oferecer um atendimento dedicado ao cliente
O e-commerce é um ambiente 100% virtual e o cliente que entra em contato com a sua empresa quer agilidade e rapidez nas transações. Portanto é essencial que os empreendedores estejam preparados para lidar com o público de forma satisfatória.
Para que seu cliente saia satisfeito do negócio é preciso seguir alguns pontos:
- Demonstre interesse pelo seu cliente estando sempre disponível a esclarecer dúvidas e responder e-mails. Demorar muito tempo para responder um cliente faz parecer que você não se importa com o negócio em questão, por isso é essencial estar disponível integralmente – seja você ou a sua equipe – para resolver as pendências dos clientes.
- Crie uma logística para devolução de produtos, já que o cliente não deve permanecer com um produto insatisfatório.
Se a sua empresa não oferece esse tipo de serviço o cliente não voltará a comprar, já que o produto defeituoso não foi trocado e não atingiu as expectativas do consumidor.
- Mantenha contato com seu cliente mesmo após a compra. O e-commerce depende de que você consiga se contatar com agilidade com seu cliente e acompanhar o andamento das operações até o momento em que seu produto chega ao destino final é muito importante: obter o feedback do cliente é essencial. Contate o cliente para saber se ele recebeu e o que achou do produto.
- O atendimento personalizado ao cliente também é um ponto muito importante. Criar respostas automáticas às perguntas dos clientes não vai passar a mesma mensagem que se você estiver ali à disposição para resolver qualquer eventualidade. O cliente percebe quando a empresa se empenha para bem atende-lo e com certeza volta a se contatar com os seus serviços. Manter certa proximidade do seu cliente – é claro que com bom senso quando se trata de relacionamento empresa/consumidor – faz com que ele sinta que realmente está recebendo a devida atenção da empresa.
O seu e-commerce depende dos clientes e trata-los da melhor maneira é a melhor forma de manter clientes fiéis. A partir do momento que as pessoas voltam a procurar seus serviços há grandes chances de que passem para frente a informação, então esta é uma ótima forma inclusive de promover o marketing da sua empresa.
Procure enviar newsletters com frequência, não apenas sobre seus produtos, mas promovendo uma interatividade com os clientes.
Clientes que são bem atendidos e percebem a dedicação da empresa para que seus problemas sejam resolvidos têm uma tendência muito maior a requerer seus serviços. Agora você entende por que seu e-commerce precisa de um atendimento dedicado?
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