Um atendimento ao cliente de qualidade faz toda diferença na vida de uma empresa. Pois por meio deste a pessoa terá contato com a marca e dependendo de como for tratada, e se não tiver seu problema resolvido de forma satisfatória, dificilmente voltará a comprar ali de novo.
Com o intuito de melhorar cada vez mais essa questão, tem surgidos novas formas e ferramentas para facilitar a comunicação do consumidor com a empresa, principalmente com o crescimento do meio digital. A dúvida que surge é: será esse o fim da comunicação offline?
A resposta é não! Isso porque o digital pode ser prático, mas um contato humano ainda é essencial na resolução de alguns casos. Você pode ainda se deparar com instituições utilizando os dois meios, como é o caso da Doutores da Web.
Vantagens do atendimento online
A primeira vantagem a ser citada é a redução de custos no atendimento ao cliente. Isso acontece devido às diversas ferramentas automatizando esse procedimento, sendo um grande diferencial no meio online.
Além de não precisar investir em equipe para realizar a comunicação telefônica, o cliente tem a praticidade de ter suas dúvidas respondidas em poucos segundos e de forma objetiva.
Esse tipo de atendimento funciona ainda como uma forma eficiente de venda. Imagine o consumidor com dúvidas sobre algum produto ou serviço, se você utilizar a abordagem certa é possível direcionar a resposta e reverter essas dúvidas em venda.
Vantagens do atendimento offline
Apesar de um atendimento online ter suas praticidades, um contato mais humano ainda é indispensável. Seja por meio do telefone ou pessoalmente, o consumidor precisa sentir alguém do outro lado se importando e está disposto a ajudá-lo a resolver tudo da melhor forma possível.
Falar por meio de textos nem sempre é boa ideia, tem casos em que o outro acaba interpretando a informação de forma equivocada ou não compreende a entonação no momento da leitura, levando-o a pensar que o atendente foi grosseiro.
Devido a isso, é importante manter um canal de comunicação também offline com o seu público, de maneira que se sintam acolhidos pela organização, como é o caso de muitas empresas como a Doutores da web.
Equilíbrio é resposta!
Muitas instituições optam por utilizar as duas formas e se tornaram referência em bom atendimento, entre elas podemos citar a Doutores da Web. Nesse sentido, o mais indicado é ter os dois meios de comunicação sejam utilizados pelo seu negócio, por meio de:
- Novas tecnologias;
- Tendências em ferramentas;
- Treinamento de equipe;
- Bom atendimento.
Saiba onde e quando colocar o online, por exemplo em redes sociais, um chat dentro do site, para aqueles consumidores que precisam de uma resposta mais rápida e objetiva.
Também deixe disponível o meio offline para que as pessoas que precisam de uma atenção maior possam entrar em contato sem dificuldade. Uma dica da Doutores da Web é que você proporcione sempre o melhor para o seu público, afinal eles são a razão da existência do seu empreendimento.
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