Não existe fórmula mágica que garante o sucesso de uma empresa, mas sem dúvida, uma coisa que ela precisa se preocupar muito é em sempre melhorar o relacionamento com seu o cliente.
Para que isso aconteça é necessário que sejam aplicadas várias estratégias e uma série de ações que contribuam para que todas as peças desta grande máquina funcionem perfeitamente.
Uma destas estratégias, sem dúvida é melhorar cada vez mais a comunicação e sua relação com seus clientes, afinal, um dos fatores mais decisivos que faz com que um consumidor crie um vínculo de confiança e fidelidade com qualquer tipo de negócio, é se sentir bem-vindo e bem tratado.
A empresa Salesforce, que tem como uma de suas principais funções tratar questões como atendimento ao cliente e marketing realizou uma pesquisa que concluiu um dado muito interessante: 75% dos consumidores se sentem muito melhor com um atendimento mais focado, preocupado em considerar às suas necessidades do que simplesmente tentar vender um produto a qualquer custo.
Ou seja, é fundamental melhorar o relacionamento com o seu cliente diariamente, e como fazer isso é o que veremos neste artigo, acompanhe!
Como melhorar o relacionamento com o seu cliente?
Conforme citado no parágrafo acima, o atendimento focado nas necessidades do cliente precisa ser eficiente.
Tratar seus potenciais consumidores de uma forma empática, da mesma maneira com que você gostaria de ser tratado em um atendimento, é muito mais promissor do que usar a abordagem agressiva e direta, que muitas vezes apenas deixará o cliente mais incomodado.
Por isso, conheça seu público! É muito importante saber com que tipo de pessoas sua empresa está lidando.
Além disso, procure descobrir tudo sobre eles, como: quais são seus gostos e necessidades? Onde vivem e quais são suas principais atividades? Quais são suas idades e gêneros?
Todas estas informações são fundamentais para que seja possível criar uma persona e a partir dela estudar o seu comportamento e poder criar uma abordagem adequada.
Outro passo muito importante para melhorar o relacionamento com o seu cliente é, entender que a relação entre empresa e consumidor deve ser considerada como um relacionamento humano.
É preciso pensar em longo prazo, fazendo com que se crie um vínculo. Dessa forma quando seu cliente precisar de um produto ou serviço de seu segmento, ele já pensará imediatamente em sua empresa sem considerar seus concorrentes.
Como fazer isso? Colha dados e opiniões de seus clientes.
Só assim que você poderá ter embasamento no seu planejamento estratégico, seja para saber a aceitação de um produto, se o consumidor percebe as características principais, o preço de concorrência, entre outras informações cruciais para o seu negócio.
O bom relacionamento com um cliente também implica em oferecer um serviço e produto de qualidade, já que a relação vai além do contato.
A satisfação do cliente deve ocorrer principalmente com aquilo que sua empresa se compromete a oferecer. Por isso, conheça bem seu produto e comunique da forma mais transparente possível, pois o que o cliente mais busca em uma marca é a CONFIANÇA.
Estamos na era do Marketing de Relacionamento!
É como diz Philip Kotler, um dos nomes mais respeitados no marketing e falamos disso em outro artigo, clique aqui e leia na integra: Marketing de Relacionamento é a prática da construção de relações satisfatórias de longo prazo com clientes, com o objetivo de manter sua preferência e negócios também a longo prazo.
Para isso, busque ajuda profissional. Contar com a ajuda de uma consultoria especializada é mais do que fundamental e a InHouse pode te ajudar.
Oferecemos a você as soluções que melhor se encaixam com suas necessidades e que ajudarão a criar um excelente atendimento ao cliente para sua empresa.
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