Empresas que focam no atendimento ao cliente já exibem faturamentos que comprovam os resultados satisfatórios das suas estratégias e não é de hoje que práticas humanizadas são responsáveis pelo aumento da competitividade e crescimento de pequenas, médias e grandes empresas no mercado.
As tendências para o atendimento ao cliente neste ano de 2017 caminham em direção a essa realidade, onde o cliente se encontra no centro de toda a equação. Cada vez mais o mercado se abre para estratégias que reforçam esse laço e facilitam a vida do cliente, seja aplicando os avanços tecnológicos que simplificam sua rotina ou humanizando seu atendimento. Acompanhe a seguir as principais tendências listadas para o atendimento ao cliente em 2017:
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Big Data
O uso dessa tecnologia tem facilitado a antecipação das empresas, permitindo que elas entendam melhor o seu público e criem perfis cada vez mais assertivos. O uso do Big Data no atendimento ao cliente é uma tendência que eleva todas as informações recebidas pelas empresas em planejamento estratégico e aplicações diretas em melhorias de produtos, satisfação, marketing direto e tempo de atendimento.
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Atendimento online
A presença digital já é massiva e incorpora grande parte da rotina da maioria da população. Acompanhar essa evolução é mais do que uma oportunidade para as empresas, tornando-se praticamente uma obrigação para aquelas que pretendem se manter competitivas. O atendimento online pode ser feito de várias maneiras, tais como redes sociais, chats ou aplicativos desenvolvidos exclusivamente para esse fim. Outra vantagem é que os custos do investimento costumam ser mais acessíveis que demais formas de SAC.
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Agilidade e personalização
Um atendimento cada vez mais proativo, onde a solução encontra o cliente antes mesmo que ele perceba que teve um problema, ou que seu perfil seja tão conhecido pela empresa que seja possível atender suas demandas de forma personalizada e ágil também são tendências para por em prática durante este ano.
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Relacionamento global
A proposta de interações pontuais com cada cliente se tornará ultrapassada. As tendências de relacionamento apontam para empresas pensam em toda a jornada de relacionamento, considerando os momentos antes, durante e depois da venda.